Bel Pesce e a validação …

Ano passado, enquanto conversava com um colega de trabalho, fui apresentado ao A Menina do Vale, da Bel Pesce. Esse colega falou rápido sobre o currículo dela, que era bem impressionante, sobre o livro e empreendedorismo e tenho que confessar que no momento fiquei até tentado com a leitura, mas, estava preso pulando de um livro do Asimov pro outro e acabei esquecendo totalmente do assunto …

Até que dia desses aparece essa história dos carinhas querendo R$ 200.00,00 num crowdfunding pra abrir uma hamburgueria gourmet da vida, um deles era o cara do MasterChef, o outro um blogueiro de comida e uma menina do vale do Silício, na mesma hora o título me veio à memória! Conheço essa ai de algum canto, e procurando pelo nome dela acabei chegando ao site dos livros e lembrei da conversa que mencionei anteriormente. Eram a mesma pessoa.

Se quiser ler mais sobre o assunto, aqui vão uns links legais:

  1. A página do kickante, onde tudo começouhttp://www.kickante.com.br/campanhas/lancamento-da-hamburgueria-zebeleo

  2. Uma notícia genéricahttps://willyrenan.wordpress.com/2016/08/31/porque-a-zebeleo-foi-para-o-beleleu/

  3. Uma notícia genérica [2] – http://www.infomoney.com.br/negocios/inovacao/noticia/5476815/crowdfunding-vencedor-masterchef-vende-combo-hamburguer-por-100

  4. Uma notícia genérica [3] – http://exame.abril.com.br/pme/noticias/crowdfunding-da-hamburgueria-de-leo-e-bel-pesce-e-cancelado
  5. E o meu favorito – http://www.brasilpost.com.br/2016/08/25/motivos-para-contribuir-com-zebeleo_n_11703244.html

Até ai tudo bem, na minha opinião vale a máxima de que todo dia o otário e o sabido saem de casa … afinal, eles podem pedir, ninguém é obrigado a dar! Eis que ela posta textão no facebook e no medium:

https://medium.com/@belpesce/um-trope%C3%A7o-muito-valioso-na-minha-vida-6b97958f0ce1#.m3qdm78tm

https://www.facebook.com/BelPesce/posts/1411025295592109

(Mesmo texto, plataformas diferentes, basta ler um)

Então é isso, menina prodígio, faz burrada nas interwebz e pede perdão pelo vacilo, apenas mais um dia normal, segue o jogo.

Pra minha surpresa, acabo encontrando um texto bem legal falando sobre a Bel Pesce novamente:

https://medium.com/@brupaese/ser%C3%A1-que-a-bel-pesce-aprendeu-mesmo-a-li%C3%A7%C3%A3o-89e4a80803be#.1hwmd5x28

Me pareceu um pouco rancoroso da autora, mas, tinha lá sua gota de “Ei! isso ai até que faz sentido”. Na sequência li outro texto, também no Medium e esse em especial, parecia muito bem escrito e fundamentado, como é de costume nos textos do Izzy:

https://medium.com/@izzynobre_24233/bel-pesce-e-o-empreendedorismo-de-palco-porque-a-menina-do-vale-n%C3%A3o-vale-tanto-assim-da9e0c917844#.wi7ifn68m

E ontem a Bel Pesce escreveu mais textão no Facebook.


Então!

Agora com todo mundo contextualizado, o que podemos tirar disso tudo?

Aparentemente, a mulher deu altas carteiradas dizendo que trabalhou aqui, trabalhou ali, fez e aconteceu na gringa e a porra toda, voltou pro Brasil e ta ensinando a geral a fazer e acontecer também, mas, nunca ninguém conferiu as credenciais dela!

Se ela não fosse bonitinha e não tivesse gastado um bocado de pontos nos atributos sociais, deixando os físicos de lado, teria conseguido dar tantas palestras como ela deu? Afinal, criar e vender startup hoje em dia é bem fácil, sasporra vão e vem muito rápido, não dá pra ficar sabendo de todas. Quem valida o que lê na Internet?

Mas, voltando ao que interessa, o que é mais importante, realmente saber das coisas ou parecer que sabe das coisas? Fica ai a pergunta no ar.


Observação. Se ela não vier com um lote de documento comprovando as atividades dela vai ficar bem feito pro lado dela. Vou até deixar aqui um espaço separado pra futuras atualizações, afinal, vai que …